Atividades humanas que resultam na destruição dos habitats, extinções em massa, poluição, contaminação de águas e solos, entre outras, juntam-se às alterações climáticas e aos eventos extremos, numa situação que se agrava a cada ano.
Portugal tem uma diversidade de paisagens, ecossistemas e espécies únicos no mundo, pelo que a preservação do ambiente deve representar uma prioridade estratégica. No entanto, a sua conservação enfrenta enormes desafios.
Nestes tempos de ameaça global, é imperativo desenvolver uma ação conjunta entre todas as organizações que trabalham as questões de defesa do ambiente e das alterações climáticas.
Com o tema Ambiente e(m) Alteração Climática. Que Futuro? O Encontro Nacional de ONGAs 2023 terá dois painéis principais, a partir dos quais se pretende debater e definir uma estratégia de ação comum:
-
Painel 1 - De que forma a conservação da biodiversidade tem considerado as alterações climáticas?
-
Painel 2 - Como defender o ambiente no contexto das alterações climáticas?
Os trabalhos irão incluir um período de discussão, que pretende agrupar e sintetizar numa posição conjunta:
i) os riscos identificados pelas diferentes organizações; ii) as dificuldades encontradas na aplicação de planos de ação e iii) as reivindicações das organizações duma atuação estatal ativa, no apoio às ONGAs, na implementação dos seus planos de ação.
LINKS ÚTEIS
MAPA