A ATNatureza é parceira no projeto LIFE Aegypius return, um projeto no programa LIFE cofinanciado pela Comissão Europeia que tem como objetivo geral aumentar e consolidar a população portuguesa de abutre-preto (Aegypius monachus).
Durante este ano a ATNatureza atuou no terreno de forma ativa no âmbito deste projeto.
Prospeção: Realizámos a prospeção de áreas com potencial para a presença de colónias novas/desconhecidas desta espécie no Vale do Águeda, Vale do Côa e a sul do Douro Internacional.
Marcação de crias: Foram marcadas com anilhas metálicas e transmissores GPS 4 crias de abutre-preto na colónia da Serra da Malcata. O objetivo destas marcações é obter dados sobre os movimentos de dispersão destas crias quando começarem a voar, e assim perceber os seus locais de alimentação, dormidas e potenciais locais de fixação no futuro. Para além disso recolhemos amostras biológicas para perceber o estado de saúde das crias e assim detetar antecipadamente possíveis fatores que possam afetar o desenvolvimento da cria.
Reparação de ninhos: Está planeado para este ano fazermos a reparação de ninhos naturais de abutre-preto, na colónia da Serra da Malcata, que estão em risco de colapso. Esta intervenção é crucial para garantir a segurança de futuras crias e a quantidade de ninhos disponíveis para a população reprodutora desta espécie.
Para saber mais sobre este projeto, https://www.faiabrava.pt/lifeaegypiusreturn
Comments